Por que devo fazer o Projeto Estrutural?



A estrutura de sustentação de uma edificação pode ser feita com vários tipos de materiais. Os mais comuns são o concreto armado, o aço, a alvenaria auto-portante (blocos estruturais) e a madeira.

Escolhido o material que vai compor a estrutura, o Projeto Estrutural vai definir a quantidade e as dimensões de cada peça estrutural que compõe a estrutura completa. De maneira geral, essas peças estruturais são divididas em: fundações, pilares ou colunas, vigas e lajes.

No Projeto Estrutural, a estrutura definida é dimensionada para resistir o peso total de toda a edificação, bem como todos os demais esforços que possam agir sobre a construção durante sua vida útil. Assim, além do peso próprio da edificação, são estimados o peso das pessoas, móveis e equipamentos, e até os esforços originados por forças da natureza, como o vento, e até mesmo terremotos, nas regiões sujeitas e esse fenômeno natural. Um Projeto Estrutural bem elaborado proporciona segurança e conforto à construção acabada e garante que a vida útil dessa construção seja bem longa.

Quando o Projeto Estrutural não é feito ou então quando é mal feito, alguns problemas logo aparecem: fissuras ou trincas, dilatações acima do normal, desconforto e, na pior situação, a ruína total da edificação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário